07 DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELO RECÉM FORMADO EM ODONTOLOGIA: ANSIEDADE




O dinâmico cenário atual da Odontologia, associado ao fantasma da ansiedade, vem assombrando os recém – formados de maneira exaustiva.

Se você é recém formado em odontologia, este texto merece sua atenção.

Diversas opções para serem escolhidas e o peso da dúvida surgem com a  sua projeção no mercado de trabalho, Isto irá consequentemente gerar uma ansiedade que merece uma atenção. A tomada de decisões e escolhas que você certamente estar por realizar, estão diretamente ligadas na construção da sua história profissional.

Numa situação de muita ansiedade o recém formado pode executar ações desmedidas como iniciar uma especialização ou decidir investir em uma clínica ou consultório.Essas decisões merecem ser muito planejadas, pois o planejamento estratégico é fundamental para nortear o trajeto de uma carreira rumo ao sucesso.

Para você entender porque eu estou escrevendo, contarei aqui uma de muitas experiências vividas no início da minha profissão.

No ano de 2000, me formei e não diferente de todo recém formado a ansiedade se fazia presente em todo o momento.

Querer iniciar no mercado de trabalho era tudo que eu queria. Honrar a confiança que minha família depositou em mim, trabalhando e tendo as minhas expectativas correspondidas era tudo que eu queria. Na época o jornal era impresso  e tinha uma página dos classificados contendo empregos que  eram ofertados e lá fui eu com a caneta marca texto buscar minha tão sonhada vaga. 

Era necessário ligar, agendar a entrevista , ir ao local com a data e horário pré agendado e lá fui eu.

4 meses se passaram e eu já estava literalmente ansioso e ao mesmo tempo tomado por uma certa agonia. Neste momento qualquer coisa que aparecesse eu aceitaria. Em abril de 2001 iniciei  minha carreira profissional  em uma clínica. 

Fui ao CROMG, fiz a minha inscrição no conselho, recebi meu registro provisório. Retirei minha senha no  centro de Belo Horizonte para fazer a minha carteira de trabalho, acreditando que o serviço seria formalizado, buscando toda documentação necessária para meu primeiro emprego.

Acordei cedo, tomei 2 ônibus para ir ansiosamente, pois a clínica era numa região mais distante.

Empolgado com o primeiro emprego, tudo era novidade até que no meu quinto dia de trabalho,  a vigilância resolveu fazer uma inspeção sanitária e queria interditar o estabelecimento.  Quando percebi no cenário que eu estava as irregularidades citadas fiquei muito perplexo. Minha ansiedade em trabalhar era tão grande que eu não me preocupei com a biossegurança no meu ambiente de trabalho.

Mesmo sabendo das notificações de biossegurança, acreditando na palavra da secretária que as alterações seriam feitas, continuei realizando os atendimentos e  para minha surpresa, quando foi o dia do pagamento fui informado que pelo fato de eu ter iniciado após o dia 15 o meu valor  a receber seria irrisório e por este motivo seria pago no montante do próximo mês. Tive um sentimento que até hoje não consigo explicar. Ninguém me perguntou se eu precisava do dinheiro, ou se quer se importou o que eu comia, como eu me transportava, neste momento passou pela minha cabeça que o recém formado não era ninguém . Não falei nada, com receio de criar mal estar e sendo assim decidi aguardar o próximo mês para receber.

Eu estava observando que frequentemente haviam pessoas muito nervosas  e até mesmo chegando a agredir verbalmente a secretária, por motivos desconhecidos por mim. Embora eu achasse que não era do meu departamento, cheguei a testemunhar terríveis discussões, mas não procurei me envolver.

O mês estava passando, minha carteira de trabalho ainda não havia sido solicitada e o pagamento seria após um feriado. 

Com a justificativa de que a clínica passaria por uma repaginada no feriado,folguei 4 dias. Imaginei : opa vão fazer as reformas solicitadas pela vigilância sanitária, mas não perguntei  para não parecer invasivo. Acordei já na ansiedade, na segunda feira, comuniquei a minha família que ia receber meu primeiro salário e que estava feliz com o fruto do meu trabalho.

Quando cheguei na porta da clínica me deparei com 2 carros da polícia, pacientes na rua e simplesmente a o local da clínica vazio com uma notificação de que ela não existia mais! Pode acreditar, é isto mesmo: no feriado esvaziaram a casa, deixaram pacientes que já haviam pago seus tratamentos sem  finaliza-lós, o dono do imóvel sem seus  aluguéis de 7 meses atrasados e o recém formado que vos escreve sem receber seu primeiro pagamento. Dei meu depoimento a polícia e frustrado voltei para a casa.

Orientado por meus pais, eu não quis recorrer judicialmente com receio de manchar minha carreira profissional.

A ansiedade constante no recém formado me mostrou a importância em fazer uma análise do meu local de trabalho. Como não fiquei atento a biossegurança? Como não busquei registros da clínica junto ao CROMG? Quem era o responsável técnico? Quem era o dono da clínica? Como eu ia colocar essa clínica no meu currículo para servir de referência para meu próximo emprego?Por que as pessoas discutiam exaltadas constantemente com a secretária? Como eu ia contar essa vergonha aos meus colegas de profissão?

Tantos questionamentos que podiam ser evitados se eu tivesse uma orientação na escolha decisória no controle da minha ansiedade.

Aconteceu comigo, não deixe acontecer com você. Posso te ajudar na orientação para você iniciar sua carreira na odontologia.

Os 07  DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELO  RECÉM FORMADO EM ODONTOLOGIA .


por, Cristiano Trindade



Leia e se oriente sobre como proceder mediante a insegurança no recém formado:https://dentistaespecial.blogspot.com/2019/10/07-desafios-serem-superados-pelo-recem_56.html








Comentários

Postagens mais visitadas